domingo, 19 de abril de 2015

COLUNISTA DO JORNAL VELHA CAPITAL ESTEVE EM VIAMÃO, PARA FALAR SOBRE NOVO PROJETO

Breve historia do vencedor Ernesto Guedes
Ernesto Rosa Guedes, o experiente treinador gaúcho Ernesto Guedes, passou por alguns dos maiores clubes do Brasil. Trabalhou no Inter de Porto Alegre, Grêmio, Botafogo-RJ, Seleção de Honduras, além de CRB-AL, CSA-AL, Sorriso, Anapolina e Santa Cruz-PE. Em 2008, assumiu o comando de Palmas, de Tocantins. Como “falava demais”, as portas do Beira-Rio se fecharam. Fez, então, carreira no Interior, com destaque para São Borja, Rio Grande, Ipiranga e Esportivo. Andou ainda pelas cinco regiões do país, além de trabalhar na seleção de Honduras e em times de Arábia e Bahrein. Ser autêntico, no futebol, é arriscado. Isso Ernesto Guedes aprendeu cedo. Virou treinador aos 19 anos. No infantil do Inter, trabalhou com Falcão, Batista, Carpegiani, Jair...
O experiente treinador tem  um novo desafio.
Segundo o ex-treinador Ernesto Guedes, chegando num clube, normalmente existem muitas barreiras. Dentre elas, a condição de quem leva, e não a qualidade do jogador. Ele chega por mãos de terceiros, e aí estes terceiros têm influência ou não no clube, podem fazer com que o jogador seja colocado de lado. O ex-capitão da seleção brasileira, Cafú, é um bom exemplo, para todos aqueles que querem começar, ele participou de quatro ou cinco peneiras e foi dispensado de todas. Ele confiava nele, sabia que tinha potencial.
- Aos treinadores, estes que fazem as peneiras, seleções nos clubes, é preciso que eles tenham muito cuidado, porque eles estão lidando com um sonho. Às vezes, frustram o menino numa idade, e que isso pode decorrer de um futuro incerto e até da personalidade dele. É preciso que o fator psicológico seja levado em consideração, que o clube trate mais o atleta das bases no lado pessoal, para que este garoto não sofra consequências.
- Não tem um menino, por mais excepcional que seja que possa ser avaliado em três treinamentos. Os clubes não querem perder tempo, eles olham pelo contexto de costume dentro das categorias e dali fazem uma comparação com os que já existem. Estes são os grandes equívocos, afirma Guedes.
É preciso persistir. Ter convicção do que quer ter apoio dos pais. Por menor que seja a qualidade como atletas, ele tem uma qualidade que se sobrepõem que é de ser humano. É obrigação de quem trabalha nas categorias de base ter isso em mente, porque quem não tiver isso em mente, não tem condições de estar alí. Por isso temos poucos aproveitamentos de jogadores.
Ernesto agora esta envolvido em um Projeto em Viamão, para formação de novos atletas e uma possível parceria com o Tamoio FC da nossa Cidade, o que vai fortalecer muito o Esporte Futebol em nosso Município.
Em breve estaremos lançando um link, onde você vai conhecer as ideias de Ernesto Rosa Guedes.


Fontes: Jornais e entrevistas do treinador.

Semana começa com chuva e risco de temporais no RS

A partir da madrugada desta segunda-feira, uma instabilidade vinda do Paraguai e da Argentina avança pelo Estado e provoca chuva à medida em que vai passando. As primeiras regiões atingidas — e de forma mais intensa, com risco de temporais — são Fronteira Oeste, Norte e Serra.
Na Capital, as pancadas devem começar no início da tarde — também há possibilidade de chuva forte, provocando inundações e alagamentos. As áreas com menor chance de chuva são Litoral Sul e Campanha.
Como a frente fria se afasta rapidamente para o mar, na terça-feira, uma massa de ar seco avança pelo centro-sul do Rio Grande do Sul e garante um dia com sol entre muitas nuvens, com risco de chuva apenas no Norte, ao amanhecer.
Após o feriadão, o frio de usar cachecol deve dar as caras pela primeira vez no ano. Mas nesta madrugada a temperatura já registrou queda. Segundo a Climatempo, baseado em dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registradas mínimas de 7,4°C em Quaraí, 9°C em Bagé, 9,7°C em São José dos Ausentes, 11°C em Uruguaiana, 11,3°C em Santa Maria e 13,3°C em Porto Alegre.
Veja como fica o tempo durante a semana em Porto Alegre:
Segunda-feira: sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Mínima de 19°C e máxima de 25°C
Terça-feira: nublado pela manhã, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade. Mínima de 17°C e máxima de 23°C
Quarta-feira: sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 24°C
Quinta-feira: sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 25°C
Sexta-feira: sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 26°C

Ônibus é atacado e incendiado no limite de Porto Alegre com Viamão

Segundo testemunhas, três homens mandaram passageiros descer e atearam fogo ao coletivo. Brigada Militar suspeita de ação ligada ao tráfico de drogas

Um ônibus da linha 376-Herdeiros foi incendiado na noite deste domingo na Rua João Antônio Lopes, entrada do Beco dos Cafunchos, na Lomba do Pinheiro, na Capital. Segundo testemunhas, o coletivo estava próximo ao fim da linha, por volta das 20h, quando os suspeitos se levantaram e anunciaram:
— Isso não é um assalto. Sai todo mundo do ônibus.
Cerca de 30 passageiros, cobrador e o motorista, Cláudio Santos Marques, correram para fora do ônibus, deixando pertences, enquanto os homens jogavam um líquido no interior do coletivo e ateavam fogo.
— Eu achei que era um assalto, não entendi direito o que eles falaram. Saí correndo e deixei tudo dentro. Quando voltei, vi que o ônibus estava pegando fogo e consegui pegar só a minha mochila pela janela — disse Marques.

Secretaria de Educação faz a primeira entrega de kits às escolas

O prefeito, Valdir Bonatto,  acompanhado da secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, da diretora-geral de Educação, Márcia Culau, da diretora administrativa Nazaré Carvalho,  realizaram  a primeira entrega de kits de materiais escolares às escolas municipais. A EMEF Monte Alegre – CAIC, foi a primeira escola a receber o material. Os kits são feitos dentro de caixas organizadoras, com materiais variados, de acordo com as necessidades do nível de ensino. Cada professora de educação infantil e de anos iniciais, irá receber  uma caixa de material para uso coletivo em sala de aula. As turmas de  anos finais e de EJA também serão contempladas.
         De acordo com a secretária de Educação, na elaboração do processo de compra foi ouvida a opinião das direções das escolas. “Ouvimos e acolhemos as sugestões. É um novo conceito de que a escola agora está instrumentalizada e todos têm responsabilidade coletivamente sobre o material.  Há material para o desenvolvimento de diversos trabalhos e atividades”, explica.
        “Planejamos estes kits para serem usados diariamente de forma coletiva, no sentido de atender às necessidades dos nossos alunos e dar um suporte para a prática pedagógica do professor em sala de aula.  A nossa intenção é contribuir com o planejamento do professor e qualificar as atividades dos alunos”, ressalta a diretora-geral. O prefeito acrescenta que o cuidado com as pessoas passa pela educação. “Estamos há dois anos estimulando os nossos professores à inovação da sua prática pedagógica e sabemos o quanto os materiais fazem a diferença na sala de aula e dão qualidade ao que é proposto,  motivando  e inovando  o desejo de aprender dos nossos alunos. Se não tivessem os alunos, não haveria professores, nem escolas, nem Secretaria de Educação. Investimos no cuidado com as pessoas e sabemos que  é através da educação que a mudança para um futuro melhor se dará”, encerra Bonatto.
         Serão entregues 1.000 unidades de kits, divididos em três tipos: educação infantil, ensino fundamental de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano. Além do material que está sendo entregue, a Secretaria de educação adquiriu outros itens que virão para completar os kits, a educação infantil também receberá jogos e brinquedos pedagógicos para uso compartilhado. 
Confira alguns dos itens que compõem os kits: apontador, borracha, caneta hidrocor, lápis de cor, cola branca, giz de cera, lápis preto, massa de modelar, tesoura, tinta guache, caderno, diversos tipos de papéis, pincel, fitas adesivas coloridas, envelopes, entre outros materiais.



Viamão, 16 de abril de 2015.
Outras informações: Dpto. de Comunicação e Marketing / Prefeitura Municipal
Praça Júlio de Castilhos, s/n (51) 3492.7627 e 3492.76

Matéria especial sobre o potencial turístico de Itapuã

Reportagem dedicada a Itapuã ganha espaço em emissora da Capital


O município de Viamão, através do Distrito de Itapuã, ganhou destaque estadual no último sábado (11/04), quando foi ao ar, no Jornal do Almoço da RBSTV, uma matéria especial sobre o potencial turístico do local. A reportagem, que teve acompanhamento do Departamento de Turismo do município, foi elaborada e produzida pela repórter Cristine Gallisa, que esteve em Itapuã gravando em fevereiro, quando visitou alguns pontos turísticos e empreendimentos.
Além da identidade turística, a matéria especial mostrou, para todo o estado, a importância histórica do município, por ter sido palco de diversos combates durante a Revolução Farroupilha. A reportagem mostrou também um passeio de barco até um dos símbolos mais importantes do município: o Farol de Itapuã. O roteiro teve saída da Marina de Itapuã, passou pelas ilhas das Pombas e do Junco, o morro da Fortaleza, onde se deu o “Cerco de Porto Alegre”, episódio da Revolução Farroupilha e avista-se o Farol de Itapuã, construído em 1860. A localização do farol marca a divisão entre o Lago Guaíba e a Laguna dos Patos.
Segundo o prefeito Valdir Bonatto, a reportagem foi muito importante para o turismo do município, pois projetou Itapuã para todo o Estado. “Todos que assistiram puderam conhecer um pouco mais sobre os pontos turísticos e as belezas naturais da nossa terra, que tanto nos enche de orgulho”, finalizou o prefeito.


Prefeito cumpre agenda em Itapuã

Também no último sábado, 11, o prefeito Valdir Bonatto esteve em Itapuã em reunião de trabalho para tratar dos preparativos da Festa do Peixe e outras ações de desenvolvimento da região. O prefeito esteve acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Túlio Barbosa.
A manhã iniciou com uma visita à Associação da Família Fraga, onde conversou com moradores sobre o calçamento com PAVs, da Rua Enio Ibias de Lacerda (entrada secundária de Itapuã). A rua será pavimentada em sua totalidade, ligando a av. Frei Pacífico (RS-118) até a Nossa Senhora dos Navegantes.
Na sequencia, se reuniu com com produtores da Cooperativa Mista Campos de Viamão para tratar sobre a Festa do Peixe, que, neste ano, será realizada durante os dias 1º, 2 e 3 de maio, na Vila de Itapuã.
Para fechar a manhã de compromissos, Bonatto almoçou no Restaurante Alambique Fraga, um dos empreendimentos que foi mostrado na reportagem do Jornal do Almoço. O empreendimento foi o local escolhido para assistir, juntamente com os demais presentes, a matéria especial sobre a cidade

Ministro do Esporte apresenta programas aos parlamentares da Comissão do Esporte


Os parlamentares que integram a Comissão do Esporte recepcionaram na quinta-feira, o ministro do Esporte, George Hilton. A audiência pública teve como objetivo debater os planos, programas e projetos do Ministério para os próximos anos. Também foi apresentado um balanço dos preparativos dos Jogos Olímpicos de 2016 e as informações sobre a Lei de Incentivo ao Esporte.

Hilton relatou sobre o plano de legado dos Jogos Rio 2016 que está sendo estabelecido pelo Ministério com intuito de estabelecer política nacional de continuidade. O secretário-executivo do Ministério, Ricardo Leyser, apresentou os preparativos do Brasil para o mundial olímpico.

Na oportunidade, Hamm destacou sobre a importância de efetivar o plano para estabelecer políticas públicas efetivas do esporte. O deputado anunciou que na próxima semana será instalada a Subcomissão Permanente do Esporte para potencializar a discussão da Medida Provisória 671, que trata da modernização do futebol brasileiro.

O deputado informou que apresentou emendas à MP para criação de um fundo de iniciação esportiva para as categorias de base, com recursos da nova loteria. Também sugere que no mínimo 10% das receitas e movimentação financeira do clube sejam alocados para as categorias de base.

Em relação aos preparativos para os Jogos Olímpicos, o deputado salientou sobre a importância dessa organização, fiscalização e enfatizou que o legado maior será a gestão e o aproveitamento de todos os jovens.

Vivenciando a cultura Guarani-Mbyá


Durante a semana do índio, de 13 a 18 de abril, a Terra Indígena de Itapuã (Tekoá Pindó Mirim) está promovendo uma visitação pública à aldeia, possibilitando que a comunidade conheça mais sobre a Cultura Guarani-Mbyá. O encontro conta com a parceria do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
No primeiro dia do evento (13/04), o Cacique da Aldeia de Itapuã, Vherá Poty, saudou os visitantes e agradeceu a presença de todos. Ele explicou que o objetivo do encontro é oportunizar aos não-indígenas um diálogo que possibilite mais conhecimento sobre as riquezas, os significados culturais e os valores do povo Guarani-Mbyá.
Representando a Prefeitura de Viamão, participou da atividade a secretária de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Belamar Pinheiro, que esteve acompanhada da coordenadora da Proteção Social Básica da SMCAS, Maria Aparecida Grossini; e da coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (Cras Itapuã), Luciana Branco. A secretária Belamar agradeceu o convite e disse estar muito feliz por poder conhecer a comunidade e seus moradores. Ressaltou também o compromisso do Governo Bonatto em manter o diálogo e a parceria com as comunidades indígenas, buscando atender da melhor maneira possível as suas solicitações.

A programação conta com um ritual de saudação que é entoada pelas crianças do grupo de canto e danças da aldeia – Nhamandú / Divindade Sol; conversa com os visitantes; caminhada para conhecer a aldeia; jogos (corrida de tora e pontaria de lança); brincadeira de pontaria com arco e flecha; jogos de peteca feita de palhas; e exposição e comercialização de artesanatos.
Também estiveram presentes, no primeiro dia, representantes do Ministério Público; da Fundação Nacional do Índio (Funai); da Emater; da Coordenadoria Regional de Educação (CRE); da Secretaria de Direitos Humanos de Porto Alegre; e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), além de líderes indígenas das aldeias de Viamão: Cantagalo e Estiva.
A Carta do Povo Guarani
Durante o encontro, o Cacique Vherá também entregou uma carta para os representantes governamentais, sociedade civil e parceiros do movimento, onde manifestou os valores de vida do povo indígena. A carta é assinada pelo povo Guarani, representado por lideranças de diversas comunidades. 
Confira um trecho da carta:
(...) A terra é a criação de Nhanderu (nosso Pai primeiro) para todas as nações que também são sua criação. Entendemos que todos temos o direito de habitar sobre ela sem sobrepor um povo sobre o outro. Nosso modo de viver natural necessita deste espaço, dessa terra ampla, produtiva para que nosso povo possa resistir cada vez mais as interferências que a comunidade ocidental apresenta através das ações públicas necessárias. (…) É com alegria que hoje recebemos em nossa casa e esperamos que sua vivência seja de aprendizado, sensibilização e reflexão sobre as necessidades reais do povo. Sair desta comunidade tendo o conhecimento sobre estas necessidades afirma o compromisso de que cada um possa se tornar aliado nesta infinita luta por conquista dos direitos originários deste povo acima de tudo como seres humanos”.